Mas Nelson, porquê isto acontece?
Simples, isto acontece porque até o ano de 2010 a maioria dos sistemas operacionais utilizados no mercado eram 32Bits, e hoje em dia já se pode encontrar sistemas 64Bits com máquinas compatíveis no mercado a um bom preço.
O sistema de 32 Bits, pode ser tanto Windows quando Linux, FreeBsd entre outros. Por razões técnicas ele só reconhece 3Gb de Ram, e em muitos casos você encontrará máquinas com 2,80Gb reconhecidos pois também tem o caso de vídeo do computador ser compartilhado, isso faz com que aquela sua placa de vídeo de 256mb ocupe 256mb de ram ou menos, você pode ganhar mais memória fazendo o uso de uma placa gráfica offboard em seu desktop liberando toda a memória disponível o deixando com os 3Gb de ram, ou caso seja um Notebook entre no setup pressionando Dell ou F2, F12, estes atalhos variam de computador para computador. Lá você poderá configurar para que seu chip gráfico rode com 32Mb, 64Mb, 128Mb, 256Mb ou 512Mb variando de placa para placa, quando maior a memória dedicada mais você perderá em memória Ram, não aconselho mais que 64Mb para fins profissionais como Office ou mais que 256 para jogos. Mesmo com uma placa de vídeo de 256Bits, sua plataforma continuará sendo 32Bits e reconhecerá apenas 3Gb de Ram.
Agora, se desejar instalar um SO 64Bits, e ativar o dispositivo PAE se sua placa tiver suporte, poderá reconhecer até 64Gb de memória Ram. É muito, mas dependendo do fim, é o necessário.
Por exemplo um profissional de CAD 3D, necessita de uma máquina poderosa como 1gb de video offboard, 4Gb de Ram e um bom processador, pelo menos um Core 2 Duo com 2Mb de Cache e acima de 2.0Ghz.
Texto por Nelson Castro
Gostou da arquitectura 64Bits?
Saiba mais em http://student.dei.uc.pt/~lribeiro/porque.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário